O quarto da princesa Juliana foi pensado e projetado para acompanhar ela nas 3 fases: bebê, criança e adolescência. 
O projeto teve que ser pensado de modo que pudesse haver pouca mudança entre as fases, com a troca do berço para primeira caminha, do trocador para a mesa de desenho. Mas e o que fazer com o trocador? Ela não precisa de gavetões? Quando passar pra mesa de desenho terá que mandar fazer um móvel novo? E quando passar pra uma escrivaninha terá que ser outro móvel novo? Essas perguntas se repetiam na minha cabeça e entrava em contradição com o primeiro pedido: "fazer o quarto acompanhar as 3 fases".
Foi então que desenhamos um quadro de desejos e necessidades que os pais tinham para o quarto da pequena, para a partir daí começarmos a desenhar um espaço encantado e funcional.
O primeiro desafio foi solucionar o que fazer com os gavetões da cômoda e como tornar ele adaptável as fases. Esse é o móvel que mais irá sofrer alterações a cada etapa, já que as funções e pessoas que utilizarão irá mudar. 
A primeira solução foi criar um caixote da altura da cômoda, onde na parte de dentro teria ripas para encaixar primeiro os gavetões e depois trocar permitir a troca de altura da bancada.
O segundo desafio foi criar uma base que mudasse e recebesse bem todas as fases e tamanhos de cama que ela irá passar até chegar na adolescência.
A solução foi criar um painel laqueado ondulado, onde futuramente será a cabeceira e a lateral da cama, criando um “C”, passando a percepção de ambiente único dentro de um espaço pequeno.

Veja outro projeto

Back to Top