
Situado no coração da Lapa, a Escada nasceu com a ideia de ser um ponto de parada do Bonde de Santa Tereza nos Arcos da Lapa.


Marco da arquitetura brasileira, os Arcos da Lapa há tempos perderam sua função original de abastecer a população e atualmente são utilizados apenas para a mobilidade entre o Centro da Cidade e Santa Teresa através do Bondinho. Existe uma ligação direta entre este meio de transporte e os Arcos, porém os frequentadores do bairro possuem apenas uma ligação visual com o mesmo, pois os 2 pontos de parada mais próximos requerem 15 minutos de caminhada para chegar até a rua principal do bairro.

Pensando nisso, desenvolvemos o projeto de uma escada, pensado para ser executado no sistema de encaixe de madeira, cujo ficaria apoiado dentro dos Arcos da Lapa, sem interferir no património histórico.

Rodeada por bares e restaurantes, a Lapa fica extremamente movimentada durante a noite, porém encontra-se vazia durante o dia. O ponto de Bonde localizado entre o Circo Voador e a Fundição Progresso busca ser útil tanto como mobilidade quanto como atração para o uso diurno do local. Posicionado aproximadamente no décimo sexto arco na direção sul, numa junção de centralidade e estratégia, por ser em frente aos 2 estabelecimentos que comportam mais pessoas e estar numa distância quase equivalente entre os pontos anterior e posterior, a estrutura de pouco mais de 17 metros encara o desafio de estar lado a lado a um dos monumentos mais famosos da cidade.

Dessa forma, além da busca por uma leveza na estrutura, ocorre também a interação com o próprio Arco a partir do momento que três lances de escada se deslocam para dentro do mesmo, formando uma varanda virada para a grande Praça da Lapa, podendo ser um momento de parada para o destino final ou mais uma forma de uso da escada.

Composto por 100 degraus divididos em 10 lances de escada, o novo ponto de bonde faz uso de uma quantia total de 347 elementos de madeira e algumas chapas metálicas, além de juntas de encaixe, contraventamento e a sobreposição X Y Z que foram os modelos utilizados para estruturar o elemento.

A Escada foi desenhada para utilizar apenas madeira e encaixes de sustentação de metal. Um Sistema de repetição de peças que permite que ela seja desmontada e remontada quando e onde for necessária.