Sabe aquela iluminação que tem vário pontinhos de luz e que você não consegue ver direito o ambiente por completo?
Então, isso é a falta de percepção visual.
O varal de luz pode causar ao cliente “um ponto de fuga” em seu olhar, de maneira a levar o olhar para onde o varal está instalado, ao invés de conduzir o olhar para o ambiente como um todo.
Percepção visual é quando você consegue ver o ambiente como um todo. Seja com muita luminosidade ou pouca, como num show.
A percepção é ligada a qualidade da iluminação e não a sua quantidade!
A luz ilumina, dá destaque, chama atenção do olhar para um ponto.
A luminância de um ambiente deve ser estudada de modo que nos deixe confortáveis para realizar qualquer tarefa, permitindo que nossa atenção foque no que precisamos, ao invés de chamar a atenção para uma informação visual irrelevante.
Compreender os elementos materiais e visuais do ambiente luminoso ajuda a projetar uma iluminação que valorize o espaço e ajude na percepção espacial.
"Nosso desconforto aumenta quando o ruído visual - sinais irrelevantes ou confusos - domina o campo de visão e interfere na capacidade de perceber fatos úteis e relevantes sobre a natureza do ambiente ou o andamento das atividades.”
(James, 1890)
“Quando totalmente concentrados em uma tarefa exigente, ficamos relativamente inconscientes e despreocupados com qualquer outra coisa, e qualquer informação visual irrelevante pode ser uma distração indesejável. À medida que as tarefas formais demandam menos foco, ou à medida que nossa atenção se desvia, o foco da percepção se volta para a busca de informações relacionadas à satisfação das necessidades biológicas."
(Lam, 1977)