Para iniciarmos essa conversa temos que fazer distinções de dois conceitos: cor luz e cor pigmento.
A cor luz é o comprimento de onda de 380nm a 740nm, que varia da cor azul, passando pelo verde e finalizando no vermelho. A luz branca que nós enxergamos, é na verdade, a cor aditiva, ou seja, o resultado da mistura da cor luz azul, verde e vermelho. A cor que nós enxergamos nos objetos é o resultado da ausência da cor quando a luz reflete no mesmo.
Já a cor pigmento é a mistura subtrativa das cores e a sua mistura dá o preto.
"Quando se trabalha com luz temos q entender trabalhamos com o aditivo de cores de luz, e o subtrativo com os pigmentos.” 
José Luiz Galvão
A iluminação tem o poder de guiar e moldar nosso olhar para a forma na qual nós enxergamos o ambiente. Levamos em consideração o contexto espacial para o qual a luz está sendo projetada, entendendo os materiais e formas que tal arquitetura terá.
A tempera de cor que escolhemos para a iluminação nos espaços tem relação direta com a percepção, com a linguagem, com o uso e com a intenção de ocupação que o espaço quer passar. 
A cor da luz mais azulada ajuda a evidenciar os tons de branco e cinza que conhecemos, dar mais dinamismo e um ar moderno para o local.
Lembrando do post passado sobre o ritmo biológico, a cor luz tambem tem a função de induzir a sensação que sentimos no espaço: se ele nos acelera, se ele nos acalma, se ele nos acelera.
Escolher a temperatura de cor envolve mais do que apenas combinar com a arquitetura. Ela tem que ter intenção e propósito.
O mesmo ambiente luminoso pode ter cenário diferente, com a intenção de se adaptar as tarefas executadas no lugar e qual e aos diferentes momentos da rotina.
Esse é um exemplo do mesmo local com a influência de temperatura de cor diferentes. Nossa percepção de espaço é diferente. 
O primeiro dá um ar de aconchego, de relaxamento. Já no segundo temos a impressão de ser um local mais tecnológico, um lugar mais dinâmico, "que nunca dorme".
Esse nosso conceito sobre as sensações dos espaços está ligada a percepção que temos da cor do céu e a associação para o "tempo de fazer as coisas". Percepção essa que está ligada a onde estamos localizados no globo.

Veja outro projeto

Back to Top